São Jerônimo, 30 de setembro.

21/09/2011 18:04

TRADUTOR E EXEGETA DA BÍBLIA

Não faz tanto tempo assim, tivemos o Sínodo dos Bispos, realizado na Igreja, de 05 a 26 de outubro de 2008, com o tema: A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja.

Na linha deste Sínodo, o Papa publicou no ano passado a Exortação Pós Sinodal: “Verbum Domini” Palavra do Senhor. Em tal exortação o Papa comenta os mais diversos aspectos da Bíblia, sua importância na Igreja e no mundo atual, e ainda incentiva a leitura, a meditação e a prática da mensagem contida na Bíblia Sagrada.

Não por acaso que tal exortação tenha como data da assinatura do Sumo Pontífice,  30 de setembro do ano passado ou seja dia de São Jerônimo. O Papa chama São Jerônimo, nesta exortação de “grande enamorado da Palavra de Deus.” Verbum Domini, 72.

Quem foi São Jerônimo? Alguém pode perguntar-nos. Jerônimo nasceu no ano de 360 na Dalmácia, de família nobre e rica, seu nome completo era Eusébio Sofrônio Jerônimo.

Em posse da herança dos pais, foi estudar em Roma. Em Roma, ele tem um sonho com Jesus que lhe repreende por ter lido tantos escritos pagãos, e anda não ter abraçado as Sagradas Escrituras. Jerônimo então faz-se batizar, tornando-se assim cristão. Cansado por prazeres mundanos, Jerônimo retira-se para o deserto de Calcidá, lá ele terá a companhia de dois amigos: Inocêncio e Eliodoro e um escravo, chamado Hilas. O sacerdote Evrágio, patrocinava-lhe os estudos. Neste retiro, Inocêncio morre e Eliodoro vai-se embora, o santo fica doente, e atingido por muitas tentações de impureza. Neste tempo é que Jerônimo com grande esforço aprende o hebraico.

São Jerônimo em Meditação

Aparece também em Roma um herege, chamado Helvídio que além de negar o valor do estado da virgindade, nega que Nossa Senhora tenha sido sempre Virgem. Jerônimo sabiamente o refuta, mostrando que na Escritura e na Tradição da Igreja estão presentes o valor da virgindade, e a verdade da Virgindade Perpétua de Maria. Jerônimo também incentivará, a consagração a Deus de algumas mulheres, como por exemplo: Eustáquia, com quem se correspondia . O santo falava de modo muito direto e por isso não agradava a todos, e era assim bastante criticado, mas nada o fez desanimar no anúncio da Verdade.

Em 385, ano da conversão de Santo Agostinho, São Jerônimo deixava Roma, e assim voltava ao Oriente. São Jerônimo no Oriente, visitou Dídimo que era cego e este o instruiu sobre algumas dúvidas na Sagrada Escritura. Jerônimo visitou também mosteiros no Egito e acabou retirando-se em Belém.  Jerônimo teve que enfrentar a heresia de Pelágio, que ensinava que a santidade era obra somente do esforço humano, e assim desprezava a atuação da graça de Deus.

No retiro em Belém que São Jerônimo traduziu a Bíblia dos originais, para o latim, fazendo assim a chamada versão “Vulgata”. A fez com o auxilio de secretários, e especialmente com a ajuda das santas Paula e Eustáquia,  tal versão  foi publicada por volta de 400 d.C. poucos anos depois do imperador Teodósio ter decretado o Cristianismo como religião oficial do Império Romano. Foi em Belém, também que Jerônimo escreveu vários comentários dos livros bíblicos e diversas cartas.

São Jerônimo

 

São Jerônimo depois de admirável e longa vida dedicada a Deus e à Sua Palavra veio a morrer em Belém, em 30 de setembro de 420. E junto com São Gregório Magno, Santo Ambrósio, Santo Agostinho, grande doutor da Igreja de rito latino, proclamados assim pelo Papa Bonifácio VIII, em 1.298. São Jerônimo é patrono dos que estudam a Bíblia, das secretárias e secretários, dos bibliotecários e dos tradutores.

O Papa Bento XVI assim se expressou sobre a grande missão de São Jerônimo: “Toda a vida de Jerônimo se distingue por um amor que ele sempre procurou despertar nos fiéis, ele dizia: Ama a Sagrada Escritura e a sabedoria amar-te-á; ama-a ternamente e ela guardar-te-á; honra-a e receberás as suas carícias. Que ela seja para ti como os teus colares e brincos. E ainda: Ama a ciência da Escritura, e não amarás os vícios da carne." Audiência Geral, 14 de novembro de 2007.

Neste mês de setembro, dedicado a Bíblia, dediquemo-nos a sua leitura espiritual. Peçamos o divino Espírito Santo antes da leitura, escolhamos um trecho a cada dia, releiamos este mesmo trecho, tiremos a lição deste texto para a nossa vida, para o nosso dia e agradeçamos a Deus pelas luzes que nos deu, neste momento da meditação da Bíblia.

A Última Comunhão de São Jerônimo

Ajude-nos São Jerônimo, para que como ele nós tenhamos a Palavra de Deus como nosso alimento diário; e ajude-nos a Virgem Maria, por quem São Jerônimo tinha grande amor; nela o Verbo se fez carne assim também a Palavra de Deus Se encarna na nossa vida e nós possamos anunciá-la ao mundo e ele seja transformado pela poderosa Palavra de Deus.

Padre Cesar Silva Rossi