FOGO DO CÉU

14/01/2013 10:55

"VIM TRAZER FOGO À TERRA, E O QUERO EU SENÃO QUE ESTE FOGO ESTEJA ACESO?" Lc 12,49 

 

O Autor dessas palavras é o nosso Santíssimo Redentor, Jesus Cristo. O desejo de Jesus é nos trazer fogo, manter em nós a chama acesa. Hoje ouvimos falar tanto de fogo, avivamento, pentecostes, pentecostal, mas de que fogo estamos falando, fogo do céu, fogo de destruição, fogo de palha?

Para respondermos é bom recordarmos que o fogo é um forte símbolo na Palavra de Deus, sinal até do próprio Deus.

No Antigo Testamento, a manifestação de Deus se dá no fogo, por meio da sarça ardente: "O Anjo do Senhor apareceu a Moisés numa labareda, no meio duma sarça. Moisés olhou: a sarça estava toda a arder, mas não se consumia." Ex 3,2

A manifestação do Senhor a Seu Povo, no Monte Sinai, também era feita através do sinal do fogo: "Todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor havia descido sobre ele no meio de chamas. O fumo que se elevava era como o de um forno e todo o monte estremecia violentamente." Ex 19,18

 

Sarça Ardente

 

Nas celebrações do Povo de Deus no Antigo Testamento, o fogo era usado para consumir as vítimas para o sacrifício: "O fogo se conservará perpetuamente aceso no Altar, sem jamais ser apagado." Lv 6,6

No Novo Testamento, Jesus é apresentado por João Batista assim: "Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." Mt 3, 11.

E na figura de fogo que o Espírito de Deus desceu sobre os discípulos: "Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente ressoou, vindo de céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram, então, aparecer umas línguas à maneira de fogo, que se iam dividindo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo." At 2, 1-4.

Espírito Santo Fogo

 

Que o Espírito Santo é Fogo, já é dito na oração: Veni Creator Spiritus( Vinde Espírito Criador), "Fonte Viva, Fogo, Caridade, Unção Espiritual." E sempre rezamos pedindo: "Acendei neles o Fogo de Vosso Amor." O Catecismo da Igreja assim expressa essa simbologia do fogo: "O fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. A tradição espiritual manterá esse simbolismo do fogo, como um dos mais expressivos do Espírito Santo: Não extingais o Espírito. 1Tes 5,16." Catecismo da Igreja Católica, 696.

Em Hebreus também está escrito: "Nosso Deus é um Fogo devorador." Hb 12,28.

São João da Cruz chamará o Espírito Santo de Chama Viva de Amor. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é o Amor que une o Pai e o Filho. O Espírito Santo é o Amor que nos une como Igreja, como irmãos. Quem está cheio do Espírito Santo, está cheio de Amor.

Como dissemos amor, não nos referimos ao amor passageiro, de empolgação, que começa e não termina, nem desse sentimento com o qual eu uso as pessoas e depois sou usado, nem do prazer interesseiro. O Amor aqui expresso é entrega, doação, generosidade. Amor ardente que não acaba, nem diante das dificuldades, nem com os desertos, as perseguições. Amor disposto ao sacrifício, amor que por nada abandona o Amado. São João da Cruz já cantava em seu Cântico Espiritual: "Buscando meu Amado, irei por estes montes e ribeiras; Não colherei as flores, nem temerei as feras, E passarei os fortes e fronteiras." Cântico Espiritual, poema 3.

Esse Amor teve sua manifestação mais forte na Cruz: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos." Jo 15,13

Nós recebemos este Amor no dia do nosso Batismo, e por isso fomos marcados com o sinal da Cruz, fomos nesse dia repletos do Fogo do Espírito Santo. Por isso, é necessário cada dia tornar vivo esse Fogo em nós, com a nossa oração, com a meditação da Palavra, com nosso amor ao próximo, com nossa coragem em sofrer por Cristo, com nossa participação fervorosa na Santa Missa.

Chama Viva de Amor

Em tudo isso contribui a manifestação dos Dons, dos Carismas do Espírito Santo, nosso ímpeto de querermos nos converter e salvar a todos, mas o que determina que somos pentecostais, do fogo, cheios do Espírito, será a nossa perseverança dia a dia com Deus, nossa união com Deus, na nossa Santa Igreja Católica, que nada esfria, nada desanima. Foram homens e mulheres de Fogo como: Santa Teresa de Ávila, Santa Teresinha, Santa Catarina de Sena, São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loyola e tantos outros que pela força da Cruz incendiaram a Igreja e a humanidade com o Espírito Santo de Deus.

Que a Virgem Maria, sempre incendiada pelo Espírito Santo, Fogo do Amor de Deus nos leve a sermos Chamas Vivas deste mesmo Amor para que possamos abrasar o nosso mundo escuro e congelado.